quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Olinda Beja vem à Escola

No dia 3 de Março a escritora Olinda Beja visitará o Agrupamento: de manhã estará na Biblioteca da Escola de Vila Nova de Tázem e, à tarde na Biblioteca da Escola Secundária.

Nota biográfica:

    Olinda Beja nasceu na cidade de Guadalupe em S.Tomé e Príncipe, mas reside no distrito de Viseu desde os dois anos. Possui o diploma superior dos Altos Estudos franceses da Alliance Française e a licenciatura em Línguas e Literatura Modernas da Universidade do Porto.
    Actualmente, é professora do Ensino Secundário e também ensina Língua e Cultura Portuguesa na Suíça, sendo ainda assessora cultural da embaixada de S. Tomé e Príncipe.
    Dedicou-se à escrita desde muito jovem, publicando várias obras, entre as quais:
Poesia – Bô Tendê?, No País Tchilíli, Quebra-mar, Aromas de Cajamanga, Água Crioula, Maré cheia, maré vazia, Leve, leve; Contos: Pingos de Chuva, Pé-de-Perfume, A sombra de ôcá e Ficção: 15 Dias de Regresso e a Ilha de Izunari.
    Tem trabalhos publicados na Alemanha, bem como poemas dispersos em revistas nacionais e estrangeiras, em livros didácticos dos Ministérios da Educação português e francês, nas antologias Matrilíngua, Poesia para Timor Loro Sae e no livro de fotografia Paga Dêvê.
    A Autora apresenta frequentemente a sua obra em estabelecimentos de ensino em Portugal e no estrangeiro, incentivando quem a escuta a descobrir a literatura e a cultura de S. Tomé e Príncipe, terra da sua paixão e que conheceu tarde. De facto, só em adulta (aos 37 anos) Olinda Beja voltou a S. Tomé para descobrir maravilhada, uma cultura que lhe pertencia e que esperava que ela a descobrisse.
    Tal descoberta é revelada na triologia Bô Tendê, Leve, leve e 15 dias de Regresso.


“Imprecisão”

“Teu olhar é corsário destemido de aventura
Nómada de oceanos
Ternura em traço leve
Leve traço de ternura

Teu rosto é concha de caranguejo
Abrigo de procelas (tempestades)
Beijo em terra longe
Terra longe num beijo

Tuas mãos são gomil de mestiçagem
Telas de delírio
Paisagens de horizonte
Horizontes de paisagem”