terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Concursos PNL

Chamamos a especial atenção dos Educadores de Infância e dos Docentes do Agrupamento para o concurso "Eu Conto!" que pretende premiar a criação de um conto ou, para os mais pequenos, a ilustração de uma história ouvida.
A entrega dos trabalhos deverá ser feita na Biblioteca até 2 de março.

Outro concurso que propomos é o "Ler em Português" cujos objetivos principais são promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte americanos. 

Os regulamentos estão disponíveis no site do PNL.

Projeto do PNL

Chamamos a atenção para o projeto "Dormir+ para Ler Melhor" destinado a docentes e Pais/Encarregados de Educação.
Com esta ação de formação pretende-se consciencializar os adultos da necessidade de ajudarem as crianças e os jovens a adotarem comportamentos favoráveis à regulação do sono.
Para mais informações consultem o site do PNL, cujo link se encontra na secção Plano Nacional de Leitura.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Novidades na biblioteca

   A biblioteca tem divulgado em vários espaços da escola os novos livros e filmes que podem ser requisitados por toda a comunidade escolar.

   Vimos agora dar a conhecer as mais recentes "novidades".

Para o pré-escolar e 1º CEB:
O meu gato é o mais tolo do mundo, Gilles Bachelet; O ganso do charco, Caroline Jayne Church; O barco de chocolate, Cristina Norton; Sementes de música (com cd), Ana Maria Ferrão; O pai Natal que veio do espaço, Mário Contumélias; O fato do Tanto-Faz-Como-Fazia, Sylvia Plath; O aniversário da infanta, Oscar Wilde e O bicho-de-sete-cabeças: história de uma eleição democrática, Carmen Ferreira.

Para o 2º CEB:
A rapariga rebelde está imparável, Enid Blyton; Uma incrível família - Geronimo Stilton; O segredo do bosque velho, Dino Buzzati; Contos, Oscar Wilde e O último hotel (BD), Roberto Innocenti.

Para o 3º CEB:
A história de Erika, Ruth Vander Zee; A terrível segunda guerra (mundial), Terry Deary; Mudança radical, Anti-Bonsai e Recados da Mãe, de Maria Teresa Maia Gonzalez; Meia hora para mudar a minha vida, Alice Vieira; As brumas de Avalon: a rainha suprema, Marion Zimmer Bradley e O céu existe mesmo, Todd Burpo.

Para o secundário:
Os diários perdidos de Adrian Mole, Sue Townsend; Imperfeitos, Scott Westerfeld; Coração sem abrigo, José Jorge Letria; A praia do destino, Anita Shreve; Momentos de aqui, Ondjaki; O senhor Eliot e as conferências, Gonçalo M. Tavares; A música da fome, Le Clézio (prémio Nobel) e Claraboia, José Saramago (prémio Nobel).

Também podem visionar o filme "O crepúsculo".
   Dois concursos literários estão à vossa espera este período: o Concurso Inês de Castro, do Plano Nacional de Leitura e o Concurso Entre|Palavras, do Jornal de Notícias.

Aceitem o desafio e participem individualmente ou em grupo.

Todas as informações podem ser obtidas na biblioteca.

Mas atenção! Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 23 de março, por isso, mãos à obra e ponham à prova a vossa imaginação e criatividade.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura

   Tal como havia sido anunciado, completou-se no dia 4 de janeiro a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura.
   Assim, os alunos do 3ºCEB e do Secundário previamente inscritos, realizaram a prova respetiva nas bibliotecas escolares do Agrupamento.
   Foram apurados para a 2ªfase - fase distrital  os alunos:

Ensino Secundário
Manuel Dinis Nogueira Ferreira - 10º B
Tiago Alexandre Ventura Antunes - 10º B
Filipa Isabel Pais Monteiro - 10º B


3ºCiclo
Inês Videira Quintela - 9º F
Catarina Silva Marques - 7º E
Tiago Alexandre Marques Mendes Silva - 8ºC










Parabéns a todos e boa sorte na Prova Distrital!