terça-feira, 27 de novembro de 2012


As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Gouveia promovem mais uma edição da Feira do Livro, que decorrerá, de 3 a 7 de dezembro, nas respetivas escolas. Aí encontrarão os maiores grupos editoriais do país, possibilitando o con...
tacto direto com o livro a todos os que as visitarem. Para além dos livros, os visitantes poderão esperar animação de leitura nos vários espaços.

Os livros à venda terão um desconto de 10% sobre o preço de capa.

Aguardamos a visita das turmas, durante esta semana, bem como dos respetivos encarregados de educação e da comunidade em geral.

Equipa da BE

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ontem, hoje e sempre Saramago



A revista digital da Fundação José Saramago, comemora os 90 anos do nobel da literatura e dedica o seu número de novembro ao Escritor.
O dossier central recebe textos de Harold Bloom, Mario Benedetti, Manuel Gusmão, James Wood, Luciana Stegagno Picchio, Carlos Fuentes, John Updike, Juan Cruz e Eduardo Lourenço, acompanhados pelas ilustrações que compõem a exposição que pode ser visitada na Casa dos Bicos, na Estação do Metro “Aeroporto” e na Biblioteca Municipal do Palácio das Galveias. Presentes neste dossier estão também as 90 Palavras, que foram enviadas por leitores de Saramago das mais diversas origens geográficas.
Na secção infantil e juvenil, Luísa Ducla Soares e Andreia Brites escrevem sobre a obra infantil de José Saramago, através de um percurso biográfico do Autor e de uma análise mais profunda à obra A Maior Flor do Mundo.
Para descarregar gratuitamente aqui.

Dia Internacional dos Direitos Humanos


No próximo dia 10 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data é aproveitada pelas Bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas De Gouveia para a realização de uma recolha de alimentos e vestuário. Esta campanha reverte a favor da Assistência Médica Internacional –AMI.

Até dia 12 de dezembro, deixa o teu donativo nos locais assinalados na tua escola.


Não fiques indiferente!



A Equipa da BE

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

À roda dos livros

As melhores leitoras do mês de outubro foram do 8º ano:

Márcia Costa

Catarina Pinto

As alunas receberam um certificado e um prémio.

Continuação de muitas e boas leituras!



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Concurso - coleção Cherub

A BE em parceria com a Porto Editora propôs um desafio aos alunos do 3º ciclo. Durante uma semana teriam de ler o livro República Popular, da coleção Cherub, do inglês Robert Muchamore, cedido pela Porto Editora e, posteriormente, teriam de responder a um pequeno questionário sobre a obra.


A adesão a este desafio foi bastante significativa e no dia 13 de novembro, pelas 16.30, na BE, os alunos inscritos responderam ao questionário com muito entusiasmo. Os alunos vencedores foram Inês Saúde, 7ºC, Joana Loureiro, 7ºB e o Tiago Dias, 9ºC.



quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Dia Internacional da TOLERÂNCIA

- 16 de Novembro de 2012 -

Convidamos toda a comunidade escolar a visitar a BE, no dia 16 de Novembro 2012 “Dia Internacional da Tolerância”, para visionar um pequeno vídeo subordinado à temática da tolerância. 


Ao longo desta semana poderão registar uma mensagem de apelo à vivência da Tolerância na BE ou no átrio da escola. As mensagens servirão para a realização de um cartaz com a palavra TOLERÂNCIA.


No dia 23, alunos do 10º, 9º e 5º anos participaram em ações realizadas por uma formadadora do  ACIDI  (alto comissariado para a imigração e diálogo intercultural) que visaram, sobretudo,  promover uma melhor compreensão da diversidade cultural e formar para a interculturalidade. Aqui ficam algumas imagens:

A equipa da BE agradece a todos os que colaboraram nesta atividade.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura


      Com a intenção de desenvolver o gosto pela leitura, o Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, promove, no ano letivo de 2012 / 2013, a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura. 


      As duas obras de leitura obrigatória, na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, para o 3º ciclo são:
 
      As duas obras de leitura obrigatória, na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, para o Secundário são:
 Participa!
Inscreve-te na BE ou junto do teu professor de língua portuguesa até ao dia 30 de novembro.

Nota: A prova da 1ª fase será realizada na BE no dia 9 janeiro.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto “Partilhar de Mão em Mão” Bolsa de Manuais Escolares Usados


Reciclar não é apenas aproveitar o plástico, o papel ou o vidro... reciclar é também dar livros escolares usados a quem precisa. Se tiver manuais escolares de que já não necessite, em boas condições e em vigor nas escolas do Agrupamento poderá entrega-los nas Bibliotecas Escolares.

Troque o manual que já não necessite por outro.
Quem traz, leva…
Seja amigo do seu amigo e do ambiente.
Torne os manuais o centro da solidariedade e da partilha.
  

LetraMelos- Uma dieta literária

Uma dieta literária foi a proposta da Biblioteca Escolar do AEG para 13º Festival de Sopas da Serra da Estrela.
Tanto a comida, como a leitura podem-nos trazer momentos de prazer. Parece-nos que as duas fazem uma parceria perfeita.
Com base neste princípio e, com o objetivo de divulgar livros e leituras em conjunto com alimentos saudáveis, a sopa LetraMelos procurou ser uma chamada de atenção para a importância da conjugação entre a leitura e alimentação equilibrada.
Uma proposta diferente na feira das sopas, saborear uma boa leitura e uma sopa deliciosa!

PS: Um agradecimento especial à nossa cozinheira de livros e LetraMelos, Elza Dias