domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo

Votos de um feliz e próspero 2013...
Neste novo ano a BE espera por ti... fica atento(a) às novidades!
                                                                        A equipa da BE!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Boas Festas




As festas do Natal e do Ano Novo também se fazem com palavras, que elas venham encadernadas com afeto, carinho, solidariedade, saúde e muitas felicidades. São os votos da equipa da Biblioteca Escolar.


sábado, 15 de dezembro de 2012

Oficina de escrita criativa "Segredo de um adolescente"




Esta atividade, organizada pela Biblioteca Escolar, destinou-se, através de pré-inscrição, a alunos das turmas do 7.º ano, participaram 58 alunos, das turmas B,C e D. Pretendeu-se motivar os participantes a escrever pequenas histórias sobre a realidade circundante, usando técnicas e estratégias criativas na produção de textos.
A oficina foi composta de duas partes:
Na primeira parte, os participantes foram convidados a refletir sobre as componentes da produção textual, nomeadamente planificação, textualização e revisão, esta primeira parte incidiu, ainda, sobre a estrutura do texto narrativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
A segunda parte foi reservada à produção de pequenos textos, ilustrados ou não, seguindo as orientações e tarefas propostas pela equipa da BE.

Os textos disponibilizados pelos alunos serão brevemente publicados no blogue.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Direitos Humanos




Nos dias 10 e 13 de dezembro, as bibliotecas escolares dinamizaram sessões de esclarecimento/educação para os direitos humanos, das quais destacamos, no dia 13 de dezembro, a palestra com a Enfermeira Maria Bilro, do Centro Porta Amiga de Coimbra, delegação de Coimbra da AMI, no sentido de Educar para a cidadania, respeito, sensibilização para uma cidadania ativa e para o respeito pelos Direitos Humanos, que são importantes agentes de mudança, que devem ter um papel interventivo e pró-ativo na sociedade.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A Magia do Natal chegou à nossa Biblioteca




A magia do Natal já se sente por toda a escola e chegou à nossa Biblioteca! A BE, com a colaboração de alunos das turmas dos 8º E, 10º A e C, 11º C e 12º C, participou no Sarau de Natal, no dia 7 de dezembro. Os Alunos recitaram poemas de Natal, onde a simplicidade e a beleza da época natalícia contrastam com a imagem do Natal que propõem de modo insistente as mensagens publicitárias.
A equipa da BE agradece a sua colaboração.

Feira do Livro



 A BE promoveu mais uma edição da Feira do Livro que decorreu, de 3 a 7 de dezembro. Todas as turmas da escola visitaram a feira, o que possibilitou o contacto direto com o livro. 
Pela átrio da escola,  ao longo da semana, passaram  alunos, professores, funcionários e encarregados de educação quer para verem as novidades literárias e as adquirirem, quer para assistirem à animação  que os surpreendeu. A equipa da BE, em colaboração com o 11º C, organizou uma leitura a par com alunos do 7º ano que muito agradou a todos.
Agradecemos a visita da comunidade escolar, bem como dos respetivos encarregados de educação e da comunidade em geral.



 

sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia internacional dos Direitos Humanos





No dia 10 de Dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta declaração foi adoptada em 10 de Dezembro de 1948, num período após a segunda guerra mundial e cita os direitos básicos humanos.
Deixamos aqui alguns links de sítios que abordam o tema:

A organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos criou uma página no Facebook para assinalar esta data e promover o debate sobre os 30 artigos que constituem a Declaração dos Direitos do Homem.

Siga o link e clique em “gosto” para acompanhar a contagem decrescente e participar no debate.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dia internacional das Pessoas com Deficiência



O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas publicou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a sensibilização de todos e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.