sexta-feira, 24 de abril de 2015

A cronologia de abril de 1974...



Relato cronológico incluído no programa "Caderno Diário" da RTP, e dirigido a um público juvenil, dos acontecimentos históricos que medearam entre o Estado Novo e a criação da Constituição de 1976, com destaque para a revolução do 25 de abril de 1974.

Clica aqui e vê

25 de abril...hoje!

As Palavras  Libertadas saíram de novo à rua, no dia  de 24 de abril de 2015... e por cá vão ficar. A comunidade escolar partilhou poesias e conceitos de liberdade... 


Concurso Nacional de Leitura

Certo da importância inquestionável da literacia na participação ativa na sociedade, o Agrupamento de Escolas de Gouveia, através da Biblioteca Escolar (BE), associou-se à iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, Rede das Bibliotecas Escolares e RTP. Neste contexto, deslocaram-se a Almeida, na quarta-feira, dia 22 de abril, os melhores leitores apurados na 1º fase  do Concurso Nacional de Leitura (CNL), realizada nas BE do Agrupamento:  
3º ciclo:
Escola Sede- David Nunes e Rui Alves (8ºC), e Raquel Paraíso (9ºD).
Escola Básica de Vila Nova de Tazem- Sara Ferreira e Juliana Mota (9ºF), e Raquel Marques (8ºE).
Ensino Secundário:
Jéssica Diamantino (10ºA), Ema Cabral (10ºB) e Ana Santos (11º C).
        O Agrupamento felicita o aluno Rui Alves, do 8ºC, que venceu a fase distrital do concurso nacional de leitura para o 3º ciclo, apurado entre os 50 participantes. Este irá representar o distrito da Guarda na final nacional do mesmo concurso, em data e local a definir.
Destacamos, ainda, Ema Cabral (10ºB) e Jéssica Diamantino (10ºA), duas das cinco finalistas do Ensino Secundário.



A equipa da BE aproveita, também, para agradecer a disponibilidade e o empenho de todos os alunos que representaram o Agrupamento em Almeida.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do livro



No dia Mundial do livro a equipa da BE lembra as palavras de José Luís Peixoto "Na Leitura e na Escrita Encontramo-nos Todos naquilo que Temos de Mais Humano". Nesse sentido convidou toda a comunidade escolar a participar no concurso "Descobre o Livro". No mesmo dia, foram entregues os prémios atribuídos aos alunos que escreveram a melhor frase sobre a exposição "A nossa terra a nossa gente- Vergílio Ferreira"... assim foi a festa do livro e da leitura na nossa escola.




terça-feira, 14 de abril de 2015

A melhor frase sobre a exposição a "A nossa terra a nossa gente- Vergílio Ferreira"

     Os alunos foram convidados a visionar a exposição " A nossa terra a nossa gente- Vergílio Ferreira" e a escrever uma frase sobre a mesma. Foram selecionadas as quatro melhores:

    Vergílio Ferreira, o Astronauta das letras.

Ruben Albuquerque, Nº 18 do  10º D


     Engraçado como, oriundo de tão pequeno meio, com humildes origens, faz degrau a degrau o seu percurso, atingindo o topo a nível literário, escrevendo palavras que inspiram outros, apesar de poucos valorizadas.

Tiago Dias, Nº20 do 11º B


     Excelente Exposição comemorativa daquele que foi um dos grandes escritores do século XX.

Luís Albuquerque, Nº17 do 11º A


     Exposição interessante sobre alguém da região que nem todos conhecem, mas deviam conhecer, pois mais que um escritor, Vergílio Ferreira, foi uma pessoa que escreveu para nos fazer pensar. 

Rodrigo Almeida, Nº 24 do 11º C

segunda-feira, 13 de abril de 2015


A atividade Olimpíadas da Ortografia está a ser desenvolvida pelas bibliotecas escolares em parceria com a área disciplinar de Português, do Agrupamento de Escolas de Gouveia.
A 1.ª fase/eliminatória decorreu no dia 17 de março e contou com a participação de 220 alunos do 5.º ao 9º ano de escolaridade.
A 2.ª fase/eliminatória vai decorrer no dia 4 de maio de 2015, pelas 12.30, nas bibliotecas de da Escola Secundária de Gouveia e Básica de Vila Nova de Tazem, onde serão  afixadas as listas  com os nomes dos participantes. Nesta segunda  eliminatória, os alunos selecionados serão submetidos a uma  nova prova.

Aos três alunos, que obtiverem a pontuação mais elevada, será atribuído um prémio em cada escola.


Em março foi assim...